Boas Práticas

Ecobot Nestlé passa por atualização e ajuda usuário a encontrar pontos de descarte e coleta seletiva próximo ao local procurado

Em mais uma ação para celebrar os 100 anos da Nestlé no Brasil, o Ecobot da marca, criado para auxiliar usuários com dúvidas sobre reciclagem via WhatsApp, acaba de ser atualizado e passa a indicar também os locais de descarte e coleta seletiva disponíveis.

A tecnologia, que permite conversa em tempo real pelo aplicativo de mensagens, foi desenvolvida pela Take Blip em parceria com o Facebook e a Triciclos, e tem como objetivo tirar dúvidas e orientar as pessoas sobre o correto descarte e destinação do material pesquisado.

Pensando em oferecer informações sobre a reciclabilidade de materiais, o chatbot lançado pela Nestlé em 2020 conta com um FAQ que responde a diversas perguntas sobre materiais recicláveis, formas de descarte, limpeza dos produtos antes do descarte entre outros. São mais de 50 mensagens diferentes para responder as dúvidas mais frequentes.

Com a atualização, a Nestlé passa a compartilhar também os pontos de coleta e descarte mais próximos da região indicada pelo usuário. Basta informar a cidade ou CEP nas mensagens com o Ecobot. Caso existam pontos de coleta cadastrados na cidade, são informados de 3 em 3 opções, com link para o Google Maps.

Além dessa atualização, botões de resposta rápida e novas frases foram adicionados ao chatbot para tornar a experiência ainda mais amigável.

A tecnologia é parte da iniciativa RE, lançada pela Nestlé com a proposta de repensar todas as operações da companhia, além de também envolver outros agentes e parceiros para a promoção de atitudes mais sustentáveis em todo o país. A ferramenta também dá dicas de compostagem e iniciativas de ONGs, como o Cataki e Rota de reciclagem.

Até o momento, são 358 pontos de coleta distribuídos em todas as regiões do Brasil. E para acessar os serviços do EcoBot Nestlé basta adicionar o número (11) 99714-0849 e enviar uma mensagem para iniciar a conversa pelo WhatsApp.

Iniciativa RE 

Em 2019, a Nestlé anunciou a iniciativa RE, que propõe repensar todas as operações da companhia e envolver outros agentes e parceiros para a promoção de atitudes mais sustentáveis.

Atualmente, 95% das embalagens da Nestlé no Brasil são desenhadas para serem recicladas ou reutilizadas e a empresa tem acelerado esforços para soluções funcionais, seguras e sustentáveis, além de incentivar a economia circular que gera renda e oportunidade.

O objetivo é até 2025 tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis em todo o mundo, em um trabalho que passa por repensar materiais, desenvolver cadeias de coleta seletiva e engajar e educar consumidores e parceiros.

Sobre a Nestlé

A Nestlé completa 100 anos no Brasil em janeiro de 2021 e comemora a data renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Líder mundial em alimentos e bebidas, a Nestlé atua em 190 países e tem sede na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos, com o propósito de revelar o poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as próximas gerações. O portfólio de produtos e serviços conta com mais de 2 mil marcas para todas as faixas etárias e diferentes perfis e necessidades de consumo, como Ninho, Leite Moça, Nescau, Nescafé, Nespresso, KitKat e Garoto, entre outras. A Companhia tem compromissos globais como alcançar o impacto ambiental neutro nas operações até 2050 e tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

Informações para Imprensa – FSB Comunicação: nestle@fsb.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *