Banco Central facilita consulta de valores a receber para empresas encerradas
Para utilizar o sistema, é necessário que o representante tenha uma conta pessoal no Gov.br com nível de segurança ouro ou prata e assinar um termo de responsabilidade
A partir desta terça-feira (3), o Banco Central anunciou que o Sistema de Valores a Receber (SVR) estará acessível para consulta por representantes de empresas que já foram encerradas. Para utilizar o sistema, é necessário que o representante tenha uma conta pessoal no Gov.br, com nível de segurança ouro ou prata, além de assinar um termo de responsabilidade. De acordo com as informações fornecidas pelo Banco Central, o sistema permite que o usuário verifique em qual instituição financeira estão os valores pertencentes à empresa com CNPJ inativo. Também são disponibilizados dados de contato da instituição, bem como a faixa e a origem dos valores.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Após obter essas informações, o representante deve entrar em contato com a instituição para discutir a apresentação da documentação que comprove sua legitimidade como representante da empresa encerrada. Vale ressaltar que não será possível realizar a solicitação dos valores diretamente pelo sistema.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Keller