Economia

Após impasse sobre leilão, Brasil adquire 263,3 mil toneladas de arroz importado


Leilão tinha sido barrado pela Justiça Federal em Porto Alegre, mas Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) atendeu ao pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e autorizou a realização do pregão

ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDOPrateleiras de supermercado com arroz
Produto será destinado a pequenos varejistas, supermercados, hipermercados e atacarejos em regiões metropolitanas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) adquiriu 263,3 mil toneladas de arroz importado em um leilão realizado nesta quinta-feira (6). O objetivo do governo era comprar até 300 mil toneladas do alimento para reduzir o preço do arroz, que teve um aumento de 40% devido às enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional do grão. A estratégia do governo é vender o arroz em embalagens específicas por R$ 4 o quilo, de modo que o preço final não ultrapasse R$ 20 por pacote de 5 quilos. O produto será destinado a pequenos varejistas, mercados locais, supermercados, hipermercados, atacarejos e estabelecimentos comerciais em regiões metropolitanas, com base em indicadores de insegurança alimentar.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O leilão enfrentou um obstáculo quando foi barrado pela Justiça Federal em Porto Alegre. No entanto, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Fernando Quadros da Silva, atendeu ao pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e autorizou a realização do pregão. A medida visa garantir o abastecimento do mercado e controlar os preços do arroz diante da situação de emergência causada pelas enchentes no estado gaúcho.

Publicado por Heverton Nascimento

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *